quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ensino privado (parte I): O pesadelo das escolas-sacolão


Pois bem, vamos então inaugurar o nosso espaço! Qual deve ser o primeiro alvo da nossa revolta? A redação de “Os desbocados” realizou um incansável trabalho de seleção entre inumeráveis e abomináveis exemplos de canalhices estarrecedoras em espaços tão importantes e tão desconsiderados por essa torpe mentalidade brasileira de colonizado. Aqui vai um dedo bem grande na cara do sistema educacional privado da cidade do Recife.
A era do desenvolvimentismo a qualquer custo vem causando prejuízos irreversíveis na educação brasileira. No Recife os professores estamos enfrentando o problema das escolas “sacolão”. Elas são efeito da quebradeira geral do elitismo educacional brasileiro e da mercantilização do ensino privado.


Nelas os infames diretores (de mentirinha) dizem: “Mamãe, eu quero só lucrar. Vou vender parte do meu pífio espaço físico pra uma faculdade (dessas de curso a distância). Nas poucas que restarem eu vou empilhar crianças e adolescentes de classe média baixa. Sim, porque esse povo não pode pagar tanto por educação (só por carro do ano e TV’s de plasma)”. Assim, as salas de aula viram verdadeiras jaulas, os professores não precisam garantir o aprendizado. Basta que eles berrem, ameacem e façam cara feia para a turba em polvorosa.


Os exploradores do mercado educacional dizem ao professor: (Eles não dizem, eles mandam alguém dizer) “Aqui nós damos todas as condições pra você trabalhar, mas você tem que garantir a disciplina em sala de aula”. Mentira deslavada. Toda a autoridade do professor é jogada na lama. O relacionamento professor-aluno é substituído por empregado-cliente. Muitas turmas têm mais de 60 alunos em espaços de menos de 50 m². Um absurdo! Espaço para o professor? Um birô, um carteira? Pra quê, se nem dá tempo ensinar, que dirá anotar? Anotar onde, se nem há diário de classe? Bem-aventurada a sala onde o professor consegue caminhar entre os alunos! Como esperar uma relação saudável de um lugar feito para criar doentes?


A mentira ultrapassa em muito as condições da sala de aula. Não há materiais didáticos, mapas, jornais. As revistas são banidas do colégio. “O que interessa esse bando de professores-lamúria lerem revista escola? A teoria não serve pra nada, na prática tem que ser tradicional”. Nas escolas não têm mais bibliotecas, não há salas-de-professores. Não há respeito mínimo à dignidade. A nossa inteligência é afrontada nessas escolas-sacolão onde inspetores (alguns imitadores de polícia) circulam pelos corredores e invadem as salas pra ameaçar, punir e suspender alunos e tumultuar ainda mais alguma tentativa mínima de aprendizagem.


Resumindo, aprendizagem é tudo que essas escolas-pesadelo não garantem. Elas garantes professores desmotivados e doentes. Alunos mal-educados e grosseiros. Ausência de diálogo dos professores com os pais (que pouco se importam com a educação dos filhos). Um ambiente estressante e tumultuado onde predomina o descontrole e as ofensas pessoais.


Caros leitores. Não vamos subestimar vossas inteligências. Sabemos que o que eu falei é apenas uma pequena parte dos problemas, a parte mais didática do assunto. Mas caso você que se preocupa com educação nesse país e mais precisamente nas cidades brasileiras, dê sua opinião. Se você conhece alguma escola-sacolão divulgue a sua indignação!! Não vamos ser coniventes com esses crimes contra a pessoa humana.


Seu dono de escola fanfarrão! vá empresariar em outro ramo, seu cretino!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário