quinta-feira, 21 de abril de 2011

Inconfidência Mineira! Será que mudou alguma coisa?


Êta feriadão! Quem é que não gosta, hein? Nada de compromissos com o trabalho, nada de acordar cedo, nada de rotina estressante para alguns, muita diversão e descanso para a maioria. Uma das marcas já registradas do brasileiro é que ele adora um feriadão e não abre mão de muitos do nosso calendário. Bem! Mas, vamos ao que não interessa nem um pouco!
Hoje a redação de “Os desbocados” me escalou pra falar aqui sobre algo que poucas pessoas questionam: “Porque feriado de Tiradentes?”

Pois é rapaz! Que os meus colegas historiadores me entendam. Não precisa pesquisar muito pra saber sobre esse assunto marcante de nossa história: A inconfidência mineira. De fato, sabemos que ela ocorreu e foi desmantelada  na então província das minas gerais no finzinho do século XVIII, no mesmo ano da Revolução francesa: 1789. Inclusive, há um certo consenso entre os pesquisadores de que ouve muita influência das idéias iluministas dentro do movimento, no qual também predominou muito elitismo sendo composto de proprietários rurais, clérigos e militares.

O fato é que a coroa portuguesa pra garantir suas metas tributárias resolveu dar uma estrangulada no orçamento dessa elite emergente da minas e convocou uma Derrama pra depenar todo mundo de uma vez só, sem contar o fato de que grande parte dos revoltosos já havia contraído altas dívidas.  Mas, acontece que os nossos inconfidentes já tinham adquirido uma certa consciência de direitos, pelo menos algum direito de posse já que a maquina real estava preocupada apenas com o “venha a nós” e o “vosso reino” nada.
O fato é que a o projeto de república dos inconfidentes ainda era restrito apenas ao território mineiro, ou seja, nada de sentimento nacionalista. O cunho é basicamente liberal; só livre comercio, direito de livre exploração das riquezas naturais, contra o domínio português e a favor domínio dos ricos. Enfim, a discussão aqui não se aprofunda e visa apenas explanar os poucos avanços sociais que o movimento propunha para a época. Sabe-se que o próprio Tiradentes possuía cinco escravos e uma certa condição de vida como alferes, e ele era um dos mais lisos do movimento.

Ainda hoje a inconfidência mineira não deixa de ter sua importância em vários sentidos. Inclusive para nos lembrar que a elite pouca ou nenhuma vez lutou para melhorar as condições de vida da maioria da população.  Os proprietários liberais que participaram da inconfidência não são muito diferentes dos que fundaram uma república paraguaia como a do Brasil (com todo respeito ao Paraguai).
Parece piada a gente encher a boca pra dizer que somos iguais perante a lei. Desde quando? Ah sei! Desde quando temos o foro privilegiado que promovemos com nossa bela democracia uma casta privilegiada: a de deputados. O sistema legislativo mais caro do mundo.  Os coronéis legalizados que têm poder de vida e de morte na prática, mas na teoria é o representante.

Na verdade ele é mesmo representante de você que tem costa quente, que tem aquele peixe forte que vai garantir seu emprego sem você precisar andar na linha, que vai te aliviar a barra se você beber e sair atropelando gente por aí (quando não é ele mesmo quem atropela), que vai comandar aquele esquema de notas frias ou fraude em licitações pra faturar uma comissão por fora, um auxílio-orgia no fim de semana, etc. Olha imagina se eu fosse falar tudo que é esquema seboso que essa gente está metida. Acredito que eu não ia ter a mesma sorte daquele blogueiro carioca que sofreu um atentado em copacabana.

Pessoas, temos que entrar em alerta! enquanto não encararmos essa realidade perversa de frente vamos ver nosso trabalho suado e nossos anos de dedicação irem param nas contas dessa galera no exterior ou alimentando uma corja de vagabundos que se acha cumpade, afilhado ou protegido.

E o que isso tem a ver com Tiradentes? Agora não sei mais não. Perdi o fio do raciocínio porque esse país me deixa muito perturbado!


4 comentários:

  1. Naquela época os caras fizeram a Inconfidência Mineira por causa dos aumentos de impostos, hoje,num país dito 'democrático' cobram-se muito mais impostos, não há retorno só que ninfuém faz nada!

    ResponderExcluir
  2. É meu caro! imagine você que eu postei a foto do Tiririca, mas acho que ele não é o que nós temos de pior. "Seria cômico se não fosse trágico!"

    ResponderExcluir
  3. Ahh Você não sabe o que faz um deputado federal? Que engraçado!! E o tiririca nem te contou??

    ResponderExcluir
  4. Poxa velho, Tiririca nem me falou. Vamos esperar, vai que ele fala. Kkkkkk...

    ResponderExcluir