segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais um inverno no Recife: sem stress!


Galera – chega aí – vamo combinar! Que essas ruas do Recife quando chove viram uma triste lagoa –esgoto “fossa do Capibaribe” via “canal da Agamenon. Mas esses dias o nosso querido Prefeito João da Costa acompanhado de representantes da EMLURB sinalizou uma obra de contenção até o meio da estação de chuvas. Mais informações no site - http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/04/23/obras_de_drenagem_so_devem_ficar_prontas_no_meio_do_inverno_98706.php

Mas, havemos de convir que a Agamenon é só uma da muitas vias do Recife que materializam o caos urbano em que se transformam muitas cidades brasileiras na estação das chuvas. Na última quarta-feira (inútil) a avenida caxangá  ( uma das maiores da América Latina) parou diante de uma piscina que se forma a anos sob o viaduto que cruza a via. Resultado: Trânsito suspenso – ninguém vem e nem vai - ; compromissos cancelados; pessoas ilhadas; flanelinhas e pedintes nadando e empurrando carros na grande piscina (os poucos que se aventuram a passar) – uma verdadeira festa!

Um pouco mais tarde, eu encosto em uma caótica parada de ônibus na Agamenon. O vendedor de um fiteiro diz que mora em uma enconsta altíssima e que subir em tempos de chuva é coisa pra alpinista profissional. Eu respondo que já trabalhei um tempo no IBGE e vi muitos morros problemáticos, e é claro, também vi outros em que o poder público vinha trabalhando. Bem, é verdade que existem pessoas sérias, mas o problema das encostas e das chuvas é uma areia que não é qualquer caminhãozinho que vai fretar. É preciso muito empenho, trabalho de equipe e, sobretudo, vontade política.

É incrível como os brasileiros têm curtíssima memória e não se recordam que no ano passado uma tragédia nacional com bem mais de 500 mortes no Rio de Janeiro abalou e mais do que isso alertou que nossas queridas metrópoles são verdadeiras bombas chiando e crescendo feito formigas no doce.

Gente, vamo acordar! Nada de esperar a morte chegar. Engenheiros, urbanistas, arquitetos, ambientalistas, cidadãos, etc, uni-vos! Precisamos de cidades de verdade, não de campos- minados. 

Um comentário:

  1. Sem stress...sem conseguir sair de casa, vendo na TV os lugares alagados e as famílias das comunidades se lascando. João de Costas pro Recife (ele já voltou da Espanha, pra onde foi ver os jogos de Real X Barça?)Enfim... programão pra esse inverno!

    ResponderExcluir